Valor Total do Curso: 135€ (possibilidade de pagamento faseado em 2x)
Duração: 30 horas
Público-alvo: Profissionais de saúde, psicólogos, nutricionistas
(mínimo 8 participantes)
Objetivo geral:
Capacitar profissionais que trabalhem ou queiram trabalhar a temática da obesidade com conhecimentos teóricos e práticos para abordar a prevenção da obesidade infantil sob a ótica da psicologia, através da promoção de hábitos saudáveis desde a infância.
Objetivos específicos:
1. Compreender os fatores psicossociais relacionados com a obesidade infantil:
• Identificar e analisar os fatores individuais (e.g., propensão genética), familiares (e.g., literacia em saúde), sociais (e.g., disponibilidade alimentar na área geográfica) e culturais (e.g., normas relacionadas com hábitos alimentares) que contribuem para o desenvolvimento da obesidade infantil.
• Compreender as influências psicológicas na formação dos hábitos alimentares, de
atividade física e de sono na infância.
2. Explorar a relação entre autorregulação e comportamentos alimentares:
• Analisar como os recursos emocionais, comportamentais e ambientais influenciam os comportamentos alimentares das crianças.
• Identificar estratégias psicológicas para lidar com barreiras à alimentação saudável.
3. Promover a construção de uma relação saudável com a comida desde a infância:
• Explorar técnicas para incentivar uma relação positiva e equilibrada com a comida
desde a primeira infância.
• Apresentar abordagens psicológicas para evitar comportamentos alimentares não
saudáveis, como a restrição ou compulsão alimentar.
4. Desenvolver habilidades de comunicação e intervenção eficazes:
• Aprimorar habilidades de comunicação para abordar a questão da obesidade infantil com crianças e respetivas famílias de forma empática e eficaz.
• Apresentar estratégias de intervenção psicológica para promover mudanças
comportamentais positivas em relação à alimentação, à atividade física e ao sono.
5. Integrar a psicologia na abordagem multidisciplinar da obesidade infantil:
• Reconhecer a importância da colaboração entre profissionais de diversas áreas (e.g., psicólogos, endocrinologistas, nutricionistas) na prevenção da obesidade infantil.
• Discutir casos de estudo e práticas colaborativas para promover uma abordagem integrada e holística na prevenção da obesidade